Aprendenu comé qui si fala mió - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 19/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo, devido a suas inúmeras regras gramaticais e ortográficas e como se não fosse o suficiente [vírgula] cada país que tem como a língua portuguesa considerava como nativa tem suas próprias regras. Ao dizer olá [“olá”] no Brasil você está cumprimentando uma pessoa, já em Portugal [vírgula]  ao dizer olá você está pedindo um sorvete. Já não basta ter que memorizar todas essas regras e normas, elas também precisam a [se] aplicar a fala?
É impossível, especialmente aqui no Brasil [vírgula] onde cada região tem seu histórico de cultura proveniente de um lugar. Logo, dizer que o português de tal região é o correto e o de tal região está errado é algo subjetivo. Certo e errado é uma questão de ponto de vista. Na escrita, até é plausível a aceitação de normas e padronização do idioma, mas a fala... Como ensinar alguém que a vida inteira chamou o biscoito passar a chamar de bolacha?
Padronizar a fala seria como robotizar a população, fazer o povo perder sua identidade social e cultural. “Quem inventou essa de ‘jeito certo de se falar ou errado”, provavelmente é quem não possui louça na pia para lavar e quer ensinar os outros a serem elegantes, já que os mesmos não possuem poder nem tem tempo para desperdiçar criando regras de etiqueta .

Comentários do corretor


Você apresentou seu ponto de vista sobre o tema proposto.  No entanto, seu projeto de texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que comprovasse sua tese. Amplie suas ideias e argumentos a fim de ir além do senso comum e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente