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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 19/03/2012

Status:

Corrigida
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Indiscutível é a questão da heterogeneidade. Na cultura, no lado religioso, nas várias populações que compõem uma comunidade, na forma de se vestir ou nos gostos alimentares existem diversas maneiras de se expressar. Bem como na linguagem, pois nela encontramos um caipira que fala diferente de um carioca, um índio que não dialoga como um português, um brasileiro cujas palavras não coincidem com as de um italiano e assim por diante. No entanto, será que apenas um desses padrões linguísticos deve ser taxado como correto e digno de aceitação social?
Vamos analisar o princípio de tudo, tirando por base a antiguidade. Na Mesopotâmia, por exemplo, desenvolveu-se uma das primeiras formas de escrita, chamada cuneiforme, na qual escrevia-se com estiletes sobre tabletes de argila. Na Fenícia, atual Líbano, foi criado o alfabeto fonético, o qual se caracterizava pela ausência de vogais. Apesar de diferentes, nenhum foi considerado como mais ou menos importante que outro, até porque cada qual teve a sua devida peculiaridade. O primeiro, desenvolveu-se pela necessidade prática de se manterem assentamentos, influenciando, mais tarde, babilônicos e assírios. O segundo, [sem vírgula] foi a maior contribuição fenícia ao mundo ocidental, dando origem ao alfabeto grego, siríaco, árabe e ao latino.
Nesse sentido, percebemos que a linguagem é um objeto dinâmico e complexo, que se faz particular diante de um grupo de pessoas. Por esse motivo, não existe a língua certa ou a língua errada, tudo depende da situação e dos falantes. Um advogado, por exemplo, em seu ambiente de trabalho não deve falar como um pedreiro, uma vez que um julgamento exige uma linguagem mais culta. Porém,isso não implica dizer que um advogado deva, obrigatoriamente, sempre falar formalmente. Do mesmo modo, não devemos taxar errado a linguagem do pedreiro por esta não ser tão rebuscada quanto a do advogado.
Vendo por esse lado, a linguagem também possui o poder da farça [farsa] . O filme lançado recentemente, "VIPS", mostra claramente a astúcia da linguagem, quando retrata, entre outras cenas, Marcelo Rocha se passando pelo empresário Henrique Constantino, filho do dono da aérea Gol, o qual chega [chegou] a dar até entrevista, usando um palavreado instruído, ao apresentador Amaury Jr. Outro exemplo astuto foi a forma como Jânio Quadros se apresentou ao público brasileiro: um verdadeiro "moralista apolítico". O mesmo, exercia  [Ele exercia] atração sobre as camadas humildes, pois desafiava os padrões de vestuário e comportamento, atribuindo uma linguagem bem simples aos seus discursos. Com esta identidade singela, conseguiu atingir sua vitória presidencial.
Somando-se tudo, percebemos que os padrões linguísticos são heterogêneos. Cada um tem o seu jeito de se expressar, dependendo da finalidade, do nível educacional ou até mesmo do enquadramento da astúcia. Com tantos tipos de discriminação no mundo, a forma de falar das diversas camadas sociais não deve ser adquirida como mais um tipo, pois segundo um trecho extraído do artigo Ciência Hoje, de Sírio Possenti- "os que dizemos que falam errado são apenas cidadãos que seguem outras regras e que não tem poder para ditar quais são as elegantes".

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações muito pertinentes em torno do tema e apresentou argumentos que validaram sua tese. Parabéns! Chamo sua atenção apenas para o cuidado com períodos longos, uma vez que estes podem se tornar confusos e imprecisos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente