PROCESSO LINGUISTICO - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 19/03/2012

Status:

Corrigida
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Em uma sociedade em que temos uma diversidade étnica, em que cada um vive de um dilema diferente, é incoerente dizer que o uso de uma só forma de linguagem é correto devido que [correto, pois] vivemos em um meio em que possuímos os mais diversos processos linguísticos que para uns é correto e para outros errado.
O preconceito nos dias atuais sempre surge devido que as pessoas acham que o seu modo de falar, é [devido às pessoas acharem que o seu modo de falar é o mais certo] o mais certo do que de outra determinada região, visto que cada um possui uma diferença sendo por regionalidade, ou por parâmetros educacionais. Um pessoa que mora em São Paulo não tem a mesma fala em um padrão linguístico ao de um que mora na região nordeste, sendo assim impossível aceitar um só processo linguístico.
As pessoas falam algumas de modo certo, errado, alguns comunicam-se com com [com] pessoas que devem ter um respeito maior como autoridades de forma incoerente, sendo que deve-se usar vocábulos corretos por uma questão até mesmo de educação na qual deve-se seguir os parâmetros ideais da gramática [gramática]. Mesmo sabendo que outra camada da sociedade indis-conhece [desconhece] essas formas corretas, é necessário que sejam respeitadas levando assim em conta que nem todos possuem o mesmo grau de conhecimento gramatico [gramático] e linguístico, ou seja [vírgula] não sabem a devida importância de normais gramaticais.
Por tanto [Portanto] é importante que aceitemos todo e qualquer processo linguístico vindo das pessoas, pois é uma forma da própria aceitação quanto ao modo de vida que cada um teve, respeitando assim como se comunica com a sociedade mediante aquilo que aprendeu em toda a vida, considerar como digno é aceitar que existem diversos tipos de linguagens formas de expressão nas quais devem ser respeitadas mesmo estando certo ou errado.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, preocupe-se com a clareza de sua produção. Evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula. Além disso, procure mobilizar exemplificações concretas que comprovem sua tese e melhor explorem as possibilidades de ideias que o tema favorece.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente