Ao longo dos anos temos percebido a diversidade lingüística [linguística] de cada uma das regiões, por exemplo, os gaúchos falam com um sotaque arrastado, os cariocas falam chiando e assim por diante, nem por isso é considerado errado o modo como eles pronunciam as palavras.
Um professor que muda da sua cidade pra dar aula em outra no qual o sotaque é totalmente diferente não vai ser considerado errado pela forma de falar. Porém [vírgula] muitas pessoas com o sotaque diferente sofrem preconceitos e muita das vezes até a própria cidade da onde veio vira motivo de chacota.
No meu ponto de vista [vírgula] a diversidade linguística de um país mostra o quão cheio de cultura ele é. Um país no qual não existe diversidade lingüística [linguística] mostra que só existe uma cultura nele, já um país no qual existem diversidades lingüísticas demonstra que não existe só uma cultura [vírgula] mais [mas] sim varias [várias].
Todos nós temos que aprender a conviver com as diferenças dos outros seja ela qual for [vírgula] lingüística ou racial, não se trata de quem esta [está] falando certo ou errado se trata da regionalização de cada um, da cultura de cada um, preconceito lingüístico é uma descriminação [discriminação] sem fundamento.
Hoje eu descrimino [discrimino] o carioca pela forma chiada de como ele fala [vírgula] amanhã eu posso esta [estar] sendo discriminada pela forma arrastada que eu falo. Ninguém é considerado errado por falar diferente de um médico ou de um juiz, assim também não é errado o modo como cada um fala.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, atente-se às características inerentes à dissertação. Desenvolva uma linha argumentativa plausível e consistente que comprove sua posição. Cuidado com o uso indevido da primeira pessoa. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |