Preconceito Linguístico: O dilema do ''Certo'' e do ''Errado'' - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 19/03/2012

Status:

Corrigida
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Em nossa caminhada percebemos que nas coisas mais simples, na oportunidade do diálogo e na troca de experiências e informações é que nascem as grandes descobertas, [sem vírgula] de si, do outro e do mundo como um todo. A maior parte dos conhecimentos humanos é obtida [obtido] por intermédio da leitura. Por isso, não é apenas preciso, mas é necessário ler muito, continuamente e com regularidade, pois ler constantemente significa aprender á [a] conhecer, interpretar, decifrar e distinguir os elementos fundamentais. A leitura auxilia também na compreensão das diferentes etnias que povoaram o pais [país]. Há então como distinguir uma linguagem correta da errada quando tratamos de uma gramática tradicional que afirma que existe apenas uma forma de dizer as coisas? Para muitos falantes escolarizados, o uso de palavras como ‘’pranta’’ e ‘’ingrês’’ é intolerável. Dentro do contexto ‘’gramática’’ realmente é, mas tratam- se de pessoas que não tiveram uma educação culta, dentro dos padrões da pronúncia e da escrita correta das palavras. Mas será que esses falantes que se julgam exemplares de uma linguagem perfeita, criticam também a forma abreviada com que muitos escrevem? Será que as abreviações também não são uma ofensa ao português extremamente correto? Eventualmente os que criticam muitas vezes são criticados, pois todo o que é chamado de ‘’erro’’ tem uma explicação cientifica [científica] , tem uma razão de ser. A aprendizagem é um processo de construção coletiva, não individual onde um grupo social desprestigia o outro, seja através do preconceito linguístico pelo fato do não saber, seja pelas diferenças da língua de cada povo. É necessário aprender, compreender e conviver com as diferenças de cada grupo, pois a aprendizagem faz parte da relação entre os seres. É também necessário incentivar a leitura, inclusive aos jovens, mas para tal finalidade é fundamental uma educação escolar e familiar de qualidade, com professores preparados intelectualmente e incentivados financeiramente. Outro meio de previnir tal preconceito é incentivar o trabalho de ONGS especializas. Isso vai ser um grande passo para a superação do dilema do ‘’ certo e do errado’’.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto.  No entanto, atente-se à organização da estrutura do seu projeto de texto. Desmembre-o em parágrafos e evite períodos longos, isso é fundamental para o bom desenvolvimento de sua produção.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente