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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 19/03/2012

Status:

Corrigida
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Há muito tempo o preconceito é um dos temas mais abordados pela sociedade, abrangendo dessa forma todos os preconceitos: o racial, o social, e quanto a [à] orientação sexual, dentre tantos outros. O preconceito linguístico, porém, não desperta tanto interesse, e quase sempre passa por despercebido.
Esse tipo de preconceito nada mais é que uma sátira, um deboche, diante das variações da língua, não há gaúcho que não tenha falado do sotaque nordestino, como também não há carioca que não tenha rido de um “tchê” usado por gaúcho, e sim essa brincadeira, essa piada é considerada preconceito contra a língua que faz parte de um conjunto étnico, e essa forma de preconceito é por inúmeras vezes incentivada por meios de comunicação.
É dito como correto aquele português padrão que segue as regras gramaticais, mas há uma diferença entre a língua falada e a língua escrita. A língua escrita segue uma gramática normativa, usando um português coloquial [formal], já a língua falada se adapta a diferentes culturas e situações, dessa maneira não há como julgar como errada formas de expressão que fazem parte da cultura de um povo. Além do que muitas pessoas por questões econômicas e sociais não tiveram acesso ao ensino do português “correto”, e acabaram por adaptar a língua, mostram como infundada essa tentativa de impor uma única maneira como correta, sendo que esta não atende a realidade da língua brasileira.
 Contudo [vírgula] o que vemos é existência de um círculo vicioso de preconceito linguístico, em que somos parte ativa, já que mesmo sem notarmos estamos perpetuando-o. Em minha opinião [vírgula] devíamos usar o tempo gasto com brincadeiras, para apreciarmos e analisarmos a riqueza de cada forma da língua, e como ela de uma maneira única caracteriza um povo e colabora enriquecer a cultura do país como um todo.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou a problemática do tema. No entanto, faltaram exemplificações concretas que embasassem uma rica discussão sobre o tema e comprovasse sua posição. Dessa forma, amplie seus argumentos. No mais, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos ( trecho em negrito no último parágrafo.) Sucesso! 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente