A linguagem e seus conceitos. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 19/03/2012

Status:

Corrigida
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A língua portuguesa sofreu várias mudanças com o passar do tempo, sendo adaptada ao modo de vida e nível de ensino de seus falantes em determinada época, assim chegando à forma atual admitida como correta. Porém, certas variações não se perderam com o tempo e apesar de tomadas como formas incorretas dentro da língua, continuam sendo usadas por falantes de acordo com o que lhes foi ensinado em casa ou na escola.
Essas variações, decorrentes da diversidade de culturas e nacionalidades presentes na época de formação do idioma, muitas vezes servem como rótulo que favorece um julgamento precipitado daqueles que as usam pelos defensores da norma linguística, negando as palavras, pronúncias e expressões que diferem das contidas em gramáticas ou ensinadas nas escolas.
Porém, o fato é que certas palavras, gírias e expressões não são totalmente “erradas”, mas um reflexo da diversidade cultural do país, que abriga pessoas de várias raças, origens, sotaques e mesmo classes sociais, que adaptam a língua de acordo com o ambiente em que crescem e se desenvolvem, e algumas variações são nada mais do que uma forma diferente de pronunciar ou uma tradução não-oficial da língua de origem do falante em questão.
Mesmo assim, tais formas não convencionais de linguagem acabam sendo tomadas como incorretas e usadas para diferenciar ou discriminar quem as usa, atribuindo a este uma ideia de falta de conhecimento, que também é o ponto de partida para um julgamento premeditado de seu lugar de origem, classe social ou nível intelectual, ou seja, uma forma de preconceito.
O preconceito linguístico está presente na nossa sociedade desde as escolas até as conversas de bar. Não é raro uma pessoa virar alvo de piada dos amigos por cometer um erro de concordância, abusar do uso de gírias, pronunciar as palavras erradas ou mesmo falar com um sotaque forte. Além disso, temos o hábito de julgar as pessoas pelo seu nível de estudo e relacioná-lo com seu nível social, sendo assim, ao ouvir algo que nos soe incorreto, facilmente atribuímos rótulos e características, geralmente ofensivas.
Essa forma de preconceito, porém, gera controvérsias entre os defensores da norma linguística, que afirmam apenas preservar a forma culta e correta da língua portuguesa. Outros, entretanto, afirmam que erros de português não existem, o que existem são diferentes gramáticas para as diferentes formas de português, mas que não se deve confundi-las com os erros de ortografia, por exemplo.
Independente da visão de cada um, a verdade é que essas concepções de certo e errado dentro da língua estão firmadas há muito tempo e talvez devessem passar por uma nova análise, o que provavelmente não aconteceria sem muita discórdia entre os adeptos do português formal. Enquanto essas diferenças não são resolvidas, é importante lembrar que a linguagem popular não deixa de estar certa, e considerar bem antes de julgar errado o que nos é desconhecido ou diferente, atitude que caracteriza todas as formas de preconceito, inclusive o linguístico.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de ter feito colocações muito pertinentes em torno da problemática proposta. Parabéns! Para chegar à excelência total, no entanto, estabeleça um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente