Qual a diferença entre preconceito lingüístico e variação lingüística? Existe falar certo e falar errado? Estas [Essas], assim como tantas outras, são perguntas que deveriam ser discutidas para poder desmistificar esse conceito na língua portuguesa.
A palavra preconceito pode ser definida como julgamento antecipado, discriminação ou rejeição para com um indivíduo, tendo, este, características ou posicionamentos considerados diferentes do padrão social. Preconceito linguístico vem a ser a discriminação que uma pessoa sofre por falar ou escrever diferente e pode ser presenciada em vários momentos do dia-a-dia, numa conversa entre amigos, durante uma reunião.
Variação linguística pode ser caracterizada como palavras diferentes, mas com o mesmo significado. É justificada não só pelo fato histórico, mas também pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo e categorias profissionais, como por exemplo, um pernambucano não fala do mesmo modo que um gaúcho, ou, uma pessoa de nível superior não usa o mesmo vocabulário que outra que não teve acesso à educação. Isso se chama variação linguística. Se um indivíduo é capaz de entender o que o outro transmite então não existe erro.
Portanto, o ser humano precisa rever os seus conceitos e perceber que o outro não fala errado e que é muito importante compreender que variações não devem ser vistas como “erro” e sim variações, capazes de ser entendidas a qualquer hora, em qualquer lugar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Contudo, faltaram exemplificações concretas que retirassem seu texto da abordagem superficial. Dessa forma, amplie seus argumentos a fim de melhor retratar as questões que envolvem o tema e também para sustentar sua posição. Vá além do senso comum. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |