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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 18/03/2012

Status:

Corrigida
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No português, assim como em todos os outros idiomas, estão presentes as variações linguísticas. O modo de se falar a mesma língua varia de acordo com a época, região, faixa etária, com a situação na qual o indivíduo se encontra e, também, com sua classe social.
Obviamente, não falamos como nossos antepassados. Novas palavras foram criadas, algumas se tornaram obsoletas tanto na escrita como na oralidade e as existentes também estão sujeitas a modificações. Quanto à variação regional, é nítida a distinção entre a fala dos gaúchos, cariocas e baianos, por exemplo. Os sotaques, assim como os vocábulos utilizados, mudam e muito conforme a localidade. As gírias estão presentes, constantemente, no cotidiano dos jovens, que as criam e modificam com enorme facilidade. Os adultos, porém, normalmente não as utilizam com tanta frequência e [vírgulaás [às] vezes [vírgula] podem não compreender o significado de algumas delas. Notamos assim, [sem vírgula] que as gírias fazem parte da variação por faixa etária. A maneira de se expressar através da fala também varia de acordo com a situação, temos como exemplo uma entrevista de emprego, a linguagem utilizada deve ser obrigatoriamente mais formal, controlada e vigiada que a usada quando estamos em um grupo de amigos. Neste caso, a linguagem torna-se mais espontânea e informal, já que você possui intimidade com as pessoas com quem fala. Já a variação linguística por classe social é relacionada pelo grau de escolaridade do grupo ou indivíduo e também por seu poder aquisitivo. Pessoas que moram em bairros nobres falam diferente daquelas que moram na periferia, por exemplo.
Geralmente, as pessoas sem instrução, pertencentes a classes sociais desprivilegiadas, sofrem algo conhecido como preconceito linguístico. Em outras palavras, sua língua é considerada “inferior”, “feia” e “pobre”. Esse fato está ligado a questões sociais, econômicas e políticas. Tais indivíduos da chamada classe popular sofrem com o preconceito social, por serem quem são e, consequentemente, esse preconceito acaba sendo refletido também em sua língua.
A nossa opção de “bom português”, diante de tantas diferenças e do preconceito linguístico, não deve ser regida pela noção de “certo” e “errado”, mas pelos conceitos de “adequado” e “inadequado”, de acordo com cada contexto ou situação.
Não podemos esquecer, porém, que a oralidade se difere da escrita. A norma culta ou padrão se faz necessária no momento da grafia. É preciso e importante a todos conhecer a linguagem culta para que quando for necessária a sua utilização, tanto na fala como na escrita, não enfrentar problemas ou passar por dificuldades.
Neste cenário, não podemos aceitar um único padrão linguístico, devemos conviver com todas as diferenças da língua sem preconceito algum e, o mais importante, saber o que falar e como falar, nos diversos momentos da convivência social.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de ter feito colocações pertinentes que permitiram um panorama geral sobre o recorte temático. Para dar força a sua argumentação, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente