O Dilema é: O adequado e o não-adequado. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 18/03/2012

Status:

Corrigida
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Existe um preconceito velado na sociedade brasileira. Atire a primeira pedra aquele que nunca riu ouvindo um sotaque ou uma palavra de uma determinada região do país. Somos tão frustrados em nossas concepções de certo e errado que o que não nos é habitual é considerado uma gafe imperdoável, o destoante torna-se o grotesco. O preconceito linguístico é um monstro brando, que é alimentado pelas cabeças alienadas de seres que se consideram superiores por dominarem a chamada norma culta.

O ponto crucial na discussão no que diz respeito a esse tipo de preconceito é a falta de esclarecimento do assunto. O renomado escritor brasileiro [vírgula]  Marcos Bagno [vírgula] em seu livro ‘Preconceito Linguístico’ explica que o brasileiro tem dificuldade de utilizar as regras do português padrão porque, entre outros motivos, o português padrão está muito distante da realidade linguística dele. O povo não tem necessidade de conhecimentos aprofundados na língua portuguesa porque em suma, para o povo, ela é usada como meio de comunicação e não como objeto científico de estudos.

Qualquer tipo de padronização linguística é abominável. Uniformizar o modo como um gaúcho e um nordestino falam é, além de inviável, uma tentativa de aniquilar traços culturais marcados na linguagem oral dessas parcelas da população brasileira.

Não existe certo e errado, o que pode haver é a existência de adequação do falante ao contexto exigido. O dominante da língua é aquele que adequa [adéqua] sua linguagem a determinadas situações. A língua é viva, prendê-la a conceitos medievais da norma culta é limitá-la, torná-la um objeto estático. Como Bagno diz, a língua é maior que a gramática. Qualquer tipo de preconceito é irracional e digno de repúdio. É repulsivo pensar em um país multicultural que segrega seu povo por razões linguísticas. Enquanto o preconceito existir [vírgula] a nação brasileira não deve ser considerado [considerada] um povo heroico, brado e retumbante.

Comentários do corretor


É notável sua percepção crítica acerca da questão instaurada. Além disso, seu projeto de texto está claro e foi bem escrito. Contudo, faltou um melhor trabalho como os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) que enriquecessem sua produção e levassem seu texto a ir além das ideias já expostas na coletânea. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente