Diferenças linguísticas - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 18/03/2012

Status:

Corrigida
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Numa língua, há [língua há] diferenças na fala e na escrita. A maior parte dos erros está na escrita, pois as pessoas têm muita dificuldade em escrever corretamente por não terem frequentado a escola devido a vários fatores sociais.
A escrita deve ser feita corretamente para que não haja a falta de compreensão do leitor da carta, texto, notícia, ou o que for. Quando um texto é escrito com muitos erros, sem acentos, sem pontuação, a mensagem lida é interpretada de uma maneira diferente daquela que o escritor escreveu.
Já na linguagem oral, erros devem ser admitidos desde que as palavras usadas sejam entendidas por ambos os participantes do diálogo. Por exemplo, dois agricultores conversando:
- "Nóis fumo lá hoje e não deu fumo"
- "Poisé, fumo e o caiambéque não funfô"
O diálogo entre esses trabalhadores é inteligível para eles, pois eles têm a mesma maneira de falar, mas se uma pessoa ouvisse essa conversa, não entenderia muita coisa.
Porém [vírgula] é admissível e deve ser respeitado o modo das pessoas falarem, pois cada um exerce domínio sobre sua língua. Claro que para fazer uma produção textual bem elaborada, inteligível para todos, as palavras devem ter sentido, para que os leitores compreendam o que lhes foi passado.
Todos os tipos de linguagem devem ser aceitos, mas cada um tem sua hora e seu lugar para ser usado.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto revelou suas ideias em relação ao que foi proposto. No entanto, sua produção não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente que comprovasse sua tese. Mobilize exemplificações concretas que melhor explorem as possibilidades de ideias que o tema favorece, vá além do senso comum e preze pela objetividade da linguagem.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente