A irrelevância no que diz respeito a mesclagem linguística - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 18/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A língua portuguesa é considerada um idioma muito complexo, sem exclusão do Brasil devido a grande miscigenação linguística em sua diversas áreas; entretanto [vírgula] é necessário levarmos em consideração os aspectos regionais,as definições de certo e errado são relativas e que para nos comunicarmos é necessário termos o mínimo de coerência.

Há grandes distinções na fonologia das palavras que podemos observar ao interagirmos com as pessoas de diferentes regiões do Brasil, com sotaques diferentes e palavras que não são conhecidas aos olhos de pessoas que pertencem a outros lugares.

Para estabelecermos algum tipo de comunicação é preciso que a mensagem seja passada de forma clara e coerente para que haja o entendimento do outro, mesmo que não siga uma estrutura gramatical exatamente correta [vírgula] o contato foi feito com sucesso.

A definição de certo e errado é um dos paradoxos que rodeia [rodeiam] a sociedade a [] muito tempo, e não é diferente no que diz respeito a [à] linguística. Não é possível crítica [criticar] com exatidão, pois as definições de certo e errado irão variar de pessoa para pessoa.

Contudo, foi possível observar que não deve haver uma padronização da língua, pois a cultura regional sempre irá interferir nas formas de vida e inclusive de falar de um indivíduo, que apesar de não nos ser comum, não deve ser designado como errado.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e retratou a proposta do tema. No entanto, você não conseguiu estabelecer uma argumentação plausível que levasse a uma boa reflexão sobre o tema. Vá além da superficialidade e apresente exemplificações concretas que possibilitem uma análise crítica acerca da problemática instaurada. Vá além do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente