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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 18/03/2012

Status:

Corrigida
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O padrão linguístico e a comunicação social vem [vêm] desencadeando várias formas de expressão. Diferente de antigamente onde [ em que] apenas se faziam desenhos para expressar idéias [vírgula]  a chamada escrita hieróglifica [hieroglífica] .
Hoje [vírgula] cada um adquiri [adquire] sua forma de se expressar para conviver no meio em que vivem ou que estão em determinado momento. Por exemplo, se estamos numa conversa on line com amigos, usamos frases curtas e linguajar abreviado adquirido pelos usuários da rede como: tô, mano, q, vc. Porém [vírgula] mesmo desta forma conseguimos expressar bem nossas idéias.
Já um advogado ou juíz  [juiz], [sem vírgula] precisa usar termos aplausíveis [plausíveis] para desempenhar suas tarefas.
Convivemos num mundo com várias línguas e formas de expressão. O preconceito existe na mente de cada um de forma diferente, assim como a opnião [opinião] .
O que entende-se então é que não é possível considerar apenas um padrão linguístico como digno de aceitação social, porém cada um deve saber usar em determinado momento a melhor forma de se expressar.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou o tema. Contudo, amplie suas ideias e argumentos para ir além de uma abordagem superficial. Apresente exemplificações concretas que comprovem sua tese, vá além do senso comum. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente