Variantes linguísticas - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 17/03/2012

Status:

Corrigida
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Define-se como principal objetivo da língua a comunicação, apresentaando-se [apresentando-se] de acordo com os valores educacionais, sociais e culturais do interlocutor e receptor da mensagem. Evidentemente, adiquirir [adquirir] apenas um padrão linguístico aceitável é hipocrisia, visto que a língua se modifica e adequa [adéqua] a cada região.
Essa constante atualização da linguagem se mantém desde os primórdios da colonização portuguesa, fruto de uma interação entre diferentes sociedades. Tais grupos adotam peculiaridades, como gírias, sotaques, expressões (linguagem não verbal), características de sua comunicação. Sendo assim, a língua é usada como uma forma de distinção enre [entre] os grupos existentes.
O ambiente em que se realiza a fala, abrangendo as linguagens verbais e não verbais, também é determinate [determinante] no seu uso adequado, não qualificando-as como certas ou erradas.
Portanto, adequar a língua aos momentos formais e coloquiais seria o mais eficiente a se fazer, bem como a conscientização de uma sociedade julgadora de padrões tidos como certos; eliminando-se os preconceitos linguísticos criando uma sociedade justa perante as diferanças [diferenças], pois, independente da forma, todos visam a [à]  comunicação. 

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, faltou uma linha argumentativa plausível e consistente para dar força a sua argumentação e melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Amplie seus argumentos e mobilize exemplificações concretas que comprovem sua tese. Vá além do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente