A solução para o preconceito linguístico - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 17/03/2012

Status:

Corrigida
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No Brasil, é [ No Brasil é] comum ouvir pessoas falando de maneira "errônea". Os vários dialetos existentes propiciam uma maior probabilidade de ocorrer preconceito, principalmente com pessoas que viajam para outras regiões. Esses preconceitos geram um sentimento de vergonha e inferioridade por parte do discriminado. E, as zombarias relacionadas à fala, é mais um dos casos de bullying, que podem causar consequências tão graves quanto aquelas provocadas por apelidos insignificantes.
Os sotaques são complexos, e mudam de tempo em tempo. O que se verifica no Brasil, atualmente, é que, com os meios de comunicação, com, por exemplo: televisão e internet, principalmente, as pessoas estão perdendo a intensidade do sotaque. Nunca haverá uma equiparação dos vocábulos, mas essas diferenças irão diminuir parcialmente.
Assim como a educação pode extinguir a violência das ruas, a diferença linguística também pode ser amenizada pela mesma. E isso é notado nas pessoas que tem [têm] uma boa educação que, independente da região, falam com o próprio sotaque de origem, mas procurando pronunciar as palavras de maneira adequada e correta.
Portanto, não é possível equiparar o modo de falas de todas as pessoas, mas é possível conscientizá-las para enfrentar esse tipo de situação. Contudo, fica evidente que esse ideal só pode ser alcançado de uma maneira, através de uma educação de qualidade para todos, pois no mundo atual é a única coisa que diferencia uma pessoa da outra.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, seu texto não demonstra uma leitura crítica e atenta dos pressupostos da coletânea, uma vez que não apresenta uma discussão acerca do Preconceito Linguístico em si, e sim sobre a padronização geral da norma culta através de uma educação de qualidade. Logo, atente-se e releia a coletânea a fim de nortear suas ideias. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente