Fatos versus pontos de vista - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 17/03/2012

Status:

Corrigida
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Engana-se aquele que afirma haver somente um padrão correto da língua, pois quando se trata dela não existe certo ou errado. Antemão, qualquer variação da norma culta era considerada ré pela etiqueta social, seja essa variação causada por diferenças regionalistas ou pela pouca escolaridade das classes baixas.
Porém, a sociedade abriu-se a um ostensivo debate sobre essas considerações e o conseqüente [consequente] preconceito – o lingüístico, que elas causam. Se por um lado é preciso defender a dignidade das mais variadas formas de expressão as quais a língua está sujeita, por outro é necessário defender também o uso do bom senso.
Pode-se citar a polêmica causada pela publicação de um livro didático destinado ao ensino fundamental, em que as crianças eram ensinadas que é certo falar “os livro”, entretanto, a pessoa estaria sujeita a sofrer preconceito lingüístico [linguístico].
É evidente que tal ensinamento é errôneo, pois o autor deve ensinar a partir da norma culta – onde não é correto falar “os livro”, e não a partir de seus pontos de vista. Isso poderia prejudicar a criança, pois como esta ainda não tem discernimento sobre variantes lingüísticas adequadas a cada situação, usaria essa maneira de falar pensado estar adequada.
O exemplo deixa claro que na desenfreada obsessão de defender as outras variantes, estas acabarão sendo usadas em contextos inadequados, como a didática escolar. E é de comum acordo que o respeito deve ser dado a ambas e a preferência, à culta. Não por ser considerada a única certa ou a defendida pelos puristas, mas sim por ser a língua portuguesa em sua forma oficial.

Comentários do corretor


Você apresentou sua posição acerca da problemática do tema. No entanto, seu projeto de texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente que validasse suas ideias. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de comprovar seu posicionamento e dar força a sua argumentação. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente