Adequação ao contexto - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 17/03/2012

Status:

Corrigida
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Uma língua sofre variações com o tempo, com o objetivo de adequar-se ao contexto histórico em que está associada. Porém, em um mesmo período podem existir essas variações que são influenciadas principalmente por fatores regionais e sócio econômicos [sócio-econômicos] .
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe o português correto e sim uma adequação desse a um determinado contexto. Não é necessário ter um conhecimento de regras gramaticais da língua para uma conversa entre amigos, porém para realizar um trabalho científico [vírgula] por exemplo, a adequação correta seria a norma culta padrão.
Mesmo com esses conceitos, muitos falantes persistem em julgar a maneira como o outro fala. A partir disso surge o preconceito linguístico. O pensamento de que a norma culta da língua deve ser utilizada em qualquer situação é totalmente equivocado. A língua passa por transformações que acontecem naturalmente , principalmente com o objetivo de facilitar o processo de comunicação.
Portanto, não se pode julgar a maneira como um falante comunica [falante se comunica, ]sem antes conhecer os fatores sócio econômicos e regionais que interferem na sua fala. O português correto é aquele que é usado adequadamente dentro do contexto em que está inserido. É totalmente inviável a ideia de que somente um padrão da língua deve ser aceito e considerado correto pela sociedade, considerando a língua como um aspecto passível de transformações.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, faltaram exemplificações concretas que comprovassem sua tese e melhor explorassem a questão instaurada. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, contraposições, retrospectivas históricas etc.) que enriqueçam sua produção. Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente