O dilema linguistico - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 17/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O egoismo [egoísmo] de quem acha que sabe tudo, ofende quem pensa que não sabe nada.
O importante numa converssa [conversa], [sem vírgula] é entender o que as pessoas quer [querem] dizer; não se importando com sua pronuncia [pronúncia] .
Cada pessoa tem sua forma de dialogar um certo assunto.
Se parar para observar, vera [verá] que os paulistas falam diferente do bahiano [baiano], até os sentidos das palavras são diferente [diferentes] ; nesse caso não existe linguagém [linguagem] especifica [específica] para espressar [expressar] certos assuntos.
No mundo em que vivemos [vírgula] a variação linguistica [linguística] nós prova á [nos prova a] existência de culturas de país [países] e estados.
Agora quando a questão é escrever, ai tudo muda; a ortógrafia [ortografia] é muito importante no mundo de hoje.
Não existe perfeição ao escrever, o escritor sempre esquece de alguma coisa; um acento, uma lentra [letra] , etc.
Essas pequenas falhas não faz da pessoa "burra", ignorante é aquele que acha que sabe tudo, e que nunca erra.
Erros acontece diariamente, isso se você parar para observar, vera [verá] que erros estão presentes no nosso contidiano [cotidiano] , em jornais,revistas, livros e até na tv.
Lembre- se [Lembre-se:] uma coisa é entender conversando, e outra coisa é entender escrevendo.

 

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, amplie seus argumentos a fim de validar sua posição. Além disso, a questão do Preconceito Linguístico foi pouco explorada, que é o foco central do tema. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias e vá além do senso comum. Atente-se à ortografia, na escrita, o seu domínio é fundamental. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente