É curioso observar a forma de comunicação de cada região do nosso país e poder constatar a diferença entre eles, o gaúcho, o mineiro, o paraense entre outros, aderiram suas formas peculiares de se expressar. Em minas [vírgula] temos o tão famoso UÁI [“uai”] e mal sabemos que essa expressão tão popular foi
inventada pelos inconfidentes mineiros patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se proteger da policia [polícia] lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: Quem é? E os de fora respondiam: UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Apenas mediante a senha que a porta era aberta aos visitantes. E então conjuradaá [conjurada a]revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário. Vivemos em um mundo tão próximo do futuro ao qual idealizava-nos, além dos costumes de cada região com suas crenças, padrões linguisticos [linguísticos] [vírgula] entre outro [entre outros]. Vivemos em um mundo onde a censura é reduzida, somos livres e temos total direito de expressão, então por qual motivo censurar tamanha riqueza? Possuímos inúmeros bens e um deles é a nossa cultura rica em belos costumes. [vírgula] os mesmos que fazem o nosso dialeto tão importante e tão vasto, merecendo assim então o reconhecimento desta opulência!
Comentários do corretor
Atente-se à estrutura do seu projeto de texto, desmembre-o em parágrafos e evite períodos longos. Além disso, ao ser prender a outras questões, você praticamente não explorou a problemática imposta pelo tema. Cuidado para não perder o foco! Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |