Pela padronização da língua - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 16/03/2012

Status:

Corrigida
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O politicamente correto está na moda, a mais nova tendência é “permitir” o uso “incorreto” da língua, afinal, se fulano fala “errado”, que mal tem []? Se cicrano é chegado num cacetinho e beltrano gosta mais do bom e velho pão francês, quem pode culpá-los? É tudo uma questão cultural, mas há mais coisas entre o coloquial e o culto do que se pode imaginar.
A língua é uma ciência humana, isso é fato, o que hoje é X, amanhã pode vir a ser Y, ao contrário da matemática que é regida por normas fixas, a língua sofre uma constante adaptação por seus falantes, logo deve-se mandar a gramática às cucuias? Toda essa história de “preconceito lingüístico” é um desvio de foco, em que a questão principal é deixada de lado. Se ensinarem a forma correta, mas mostrando que a errada está certa também, a errada se tornaria certa e vice-versa? Logo [vírgula] “nois fumo” seria o correto e quem falar “nós fomos” sofreria preconceito? Que grande confusão!
É pra isso que serve a gramática, possibilitar uma padronização do idioma, para que todos se entendam e haja uma compreensão mútua. No período em que a gramática não tinha importância [vírgula]o latim morreu e deixou ao menos cinco filhos conhecidos: português, francês, espanhol, italiano e romeno. Uma “despadronização” da língua permitiria em médio-longo prazo o surgimento de novos dialetos dentro do Brasil, incompreensíveis entre si, afinal a questão cultural é muito distinta dentre as regiões brasileiras, em alguns anos um gaúcho não compreenderia o que um cearense falasse. O que une o povo brasileiro é principalmente a língua, ela que permite que todas as diferenças culturais sejam superadas e haja uma união entre todos.

Comentários do corretor


: O modo como você construiu  seu texto deixou a linguagem fluida e de boa leitura. No entanto, faltaram exemplificações concretas que comprovassem suas afirmações. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) que sustentem sua posição. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente