É indiscutível que para um bom entendimento é preciso uma boa expressão linguística. No entanto [vírgula] não se deve submeter a um padrão linguístico inabalável, até mesmo porque não seria possível, dessa forma pessoas não conseguiriam se comunicar.
A forma como se expressam as pessoas deveriam seguir um segmento. Contudo [vírgula] a sociedade como um todo, possui cada qual uma maneira de falar e expressar, são diferentes sotaques e regiões, as adequações do padrão linguístico na maioria das vezes vêm em âmbito cultural. Seria complicado e tumultuoso para a sociedade exigir tal padrão como o único aceitável, geraria conflitos de linguagem e até mesmo a revolta de alguns conservadores culturais.
É importante salientar que não pode haver um preconceito linguístico, digamos que seria injusto e ignorante por partes, uma vez que vivemos em uma sociedade que possui tipos linguísticos diferentes e mesmo assim pessoas conseguem se entender perfeitamente. A sociedade deve sofrer uma conscientização de que há uma diversificação de normas linguísticas, essa conscientização ajuda até mesmo dentro das escolas, uma vez que os alunos já veem [vêm] de um ciclo social diferente mais ligado ao cotidiano do mesmo, isso possibilita a criação de alunos e cidadãos capacitados a entender que a sociedade possui essas diferenças, assim não gerando frustações futuras.
Com base nessa aceitação e conscientização o padrão linguístico deve se posicionar cada qual ao seu modo de viver pensar e agir e necessidades isso nas diferentes situações e locais. Uma vez que as pessoas vão percebendo que é possível viver em harmonia com diferentes normas de linguagem.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. No entanto, você não conseguiu estabelecer uma linha argumentativa plausível que validasse seu posicionamento. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |