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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 15/03/2012

Status:

Corrigida
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Poderíamos considerar mais de um padrão lingüístico digno de aceitação social, mas para essa aceitação a sociedade teria que ser outra, o conceito lingüístico [linguístico] certo é sempre aquela de gramática correta para a sociedade, temos problemas na língua pela diversidade brasileira habitada hoje no pais [país] [vírgula] alem [além] do mais,o homem vem mudando a gramática cada vem mais.
Sempre falar uma gramática correta em lugares como em uma entrevista de emprego é bem aceita [aceito] pelas pessoas, pois aparenta mais eficiência no comportamento e educação, falar correto hoje em dia é irrevogável se vc querer [ você quer] um futuro profissional.
A diversidade das palavras, sotaque e costume brasileiro é muito grande o que dificulta ser bem recebido (a) em outras regiões, cada lugar nesse pais [país] tem um diferença imensa, se formos em outros lugares nos daremos conta de como e [é] grande.
Nós aprendemos a ler e a escrever, mas cada vez mais vamos aprimorando esses dois fatores importantes para uma vida profissional em comunhão com a sociedade preconceituosa brasileira do século XXl. As pessoas vêm aperfeiçoando a gramática sem precisão e cada vez fica mais difícil a escrita brasileira.
Para uma aceitação social dependendo de qual for, mas vendo-a de uma visão mais global, ou seja, da maioria, é impossível ter a aceitação de mais de uma gramática a não ser a correta, ou a que existe pelo menos em nosso dicionário. Deveríamos melhorar nossa aceitação pelo vocabulário nacional ser tão extensa [extenso] de modo que não fossemos [fôssemos] tão rígidos com a língua brasileira, pela sua diversificação de diferentes regiões. Para mim existe o jeito sim de falar errado, mas palavras do vocabulário de sua região eu não acho errado.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. Contudo, organize a estrutura de seu projeto de texto, evite períodos e seja mais objetivo a fim de evitar delongas.  Além disso, realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias e melhor explorar as questões que envolvem o recorte temático. Quanto a sua argumentação, vá além de achismos e generalizações e estabeleça uma linha argumentativa plausível e consistente que comprove suas ideias.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente