Num país que é rico em tantas coisas como fauna, flora, gastronomia [gastronomia] , folclore e miscigenação, querer determinar para uma nação imensa como o Brasil, um padrão linguístico único, como digno de aceitação social é uma afronta à cultura brasileira e aos recursos que a língua oferece. É ter preconceito contra a própria história [vírgula] já que o brasileiro possui descendência de várias outras nações.
Muitos estudiosos da língua como Marcos Bagno defendem o uso coloquial da língua como correto, uma vez que toda manifestação linguística visa a [à] interação humana.
Ainda assim, há relatos na história que no passado certas pronúncias e escritas eram corretas, por exemplo [vírgula] a troca da letra R por L. Diante disso, pode-se concordar com alguns linguísticos [linguistas] que concluem ser a língua um sistema de sons e significados que se articulam para permitir a interação humana.
E estes têm razão ao afirmar isso, uma vez que cada região brasileira vive um contexto cultural diferente. Por exemplo, no interior de alguns estados brasileiros as pessoas têm hábitos e costumes diferentes das pessoas do meio urbano, e por isso usam pronúncias e um vocabulário mais adequado à sua realidade. Essas pessoas tentam se comunicar de forma que possam fazer-se compreender e serem compreendidas, levando em consideração seus costumes, tradições, heranças, etc.
Da mesma forma [vírgula] as pessoas do meio urbano possuem vocabulário e expressões diferentes do meio rural, ou seja, também procuram da melhor forma fazer-se compreender e serem compreendidas, e para isso, nem sempre utilizam a gramática ao pé da letra. Até porque, se procedessem deste modo, certamente seriam pouco compreendidas. Talvez nem conseguissem fazer com que alguém prestasse atenção ao que estivessem falando.
O ato da comunicação é algo dinâmico e criativo, logo não é justo tratar a língua como algo engessado, pois, o que seria das poesias, as músicas, as piadas, as conversas no fim da tarde nas pracinhas, etc.
Sendo assim, não há certo nem errado na comunicação, o importante é que seja dada a oportunidade à[a] todo cidadão brasileiro de conhecer as regras gramaticais do idioma, para que este tenha a possibilidade de utilizar a forma mais adequada na hora de escrever um texto ou de se comunicar. Neste caso [vírgula] o ensino nas escolas deve ser menos preconceituoso e mais dinâmico, deve-se ensinar o cidadão a valorizar a sua língua por meio do conhecimento da história que a compõe, que lhe deu origem.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de ter feito colocações muito pertinentes em relação à problemática imposta. Parabéns! Para enriquecer sua produção e dar força a sua argumentação, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |