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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 15/03/2012

Status:

Corrigida
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A habilidade de se comunicar através de sons que expressam os pensamentos, [sem vírgula] proporcionou aos seres-humanos um intenso desenvolvimento social e cultural. E não é de surpreender com a variedade de sotaques e gírias que cada língua apresenta, vejamos o nosso português, onde de norte ao sul do país o mesmo se enriquece com novas palavras e entonações.

E, o que pode ser entendido como uma riqueza de pronuncias [ pronúncias] da língua pode ser vista com preconceito por parte dos inúmeros grupos de cada região, isto é, o cidadão do Sudeste pode achar que pelo simples fato do mesmo residir numa região com poder econômico, o seu jeito de se comunicar é o mais correto do que o restante do país, esse seria apenas um exemplo do preconceito com a diferente maneira de se comunicar.

Mas, hoje com o desenvolvimento do estudo lingüístico [linguístico] notou se que, como a vida, a língua sofre suas mutações de acordo com o ambiente, assim diferentes costumes e culturas refletirá [refletirão] na maneira com que às [as] pessoas se expressam.

Portanto, analisar o que é certo ou errado na hora de se comunicar seria algo de difícil resposta, pois como repreender ou ditar regras a uma pessoa que vê na sua forma de falar a total expressão de suas raízes. Sendo assim, as regras ortográficas e orais são definidas simplesmente como um manual a ser seguido e que une todos os povos na mesma língua, não sendo ela um meio de julgar ou condenar o outro, e sim um meio que promova a comunicação entre as pessoas.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, você poderia ter melhor explorado a questão do Preconceito Linguístico, que é um dos grandes focos do tema. Além disso, para validar seu posicionamento e enriquecer sua produção, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente