Como falar de mesmo modo a língua portuguesa nos diferentes lugares do Brasil? - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 15/03/2012

Status:

Corrigida
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A Língua Portuguesa é uma língua muito difícil de falar, escrever e entender. Há muitas regras, verbos que mudam e flutuam nos tempos verbais, acentos, palavras iguais na fala, mas diferentes na escrita e no seu significado.

Não cometer nenhum erro de português na hora de falar ou escrever é um tanto quanto difícil. Por isso que as pessoas não merecem ser rejeitadas apenas por falarem alguma palavra de modo errado ou conjugada no singular quando deveria ser conjugada no plural.

Há muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, as pessoas mais velhas nos dias de hoje, por exemplo, são aquelas que estudaram muito pouco ou nem estudaram, porque na sua época de criança, para seus pais estudar era desnecessário e deveriam ficar em casa para ajudá-los nas tarefas domiciliares.

No entanto, não é por isso que essas pessoas falam de forma errada, porque falar e escrever bem são algo que se pode aprender em casa, lendo jornais, revistas e livros.

Muitos jovens atualmente têm muitos problemas em redações nos vestibulares. Podemos crucificar os “velhos” se nem os “novos” de hoje sabem a língua portuguesa corretamente?

Onde está o problema? Seria a língua portuguesa muito difícil, ou o ensino pouco qualificado e estimulante? Acredita-se que boa parte da língua ser falada de modo incorreto, [sem vírgula] é porque há muitas etnias e culturas diferentes, cada região do Brasil, por exemplo, tem um modo diferente de falar, tanto no sotaque como nas gírias.

O fato é que a língua portuguesa quando tem que ser avaliada, se analisa apenas uma forma, a forma padrão. É por isso que as escolas devem cobrar mais de seus alunos a norma culta.

Portanto [vírgula] para que todos possam se compreender é necessário que todos usem a língua portuguesa na norma culta. Assim uma pessoa de um lado do país poderá entender o texto ou a conversa de outra pessoa do outro lado do país.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto apresentou sua posição. No entanto, sua argumentação está muito vinculada ao senso comum e não foi o suficiente para comprovar sua tese e mobilizar seu interlocutor. Além disso, seu texto não demonstra uma leitura crítica dos pressupostos da coletânea, uma vez que a norma padrão é questionada, o que não é apontado em seu texto e sim o contrário. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente