Como podemos julgar ´ certo `` de ´´ errado `` [certou ou errado em] , em uma língua em que aprendemos a falar de modo como ouvimos,isto tem uma grande influencia [influência] nas variações socioculturais, históricas e geográficas. temos [Temos] que sempre adequar nossa língua para não julgarmos e nem sermos julgados.
Os estudiosos da gramática normativa exigem que devam [devemos] utilizar uma norma culta em nosso vocabulário escrito ou oral, mas isso poderá ser aplicado, por exemplo, a um agricultor que mal aprenderá a escrever sue próprio nome? Que é acostumado a falar ´´ vamos oía a prantação de mio ``, más para os lingüísticos [ mas para os linguistas] se estabelecermos um dialogo [diálogo] em que ambas as partes compreendam de que se trata [vírgula] o dialogo foi estabelecido corretamente.Se o comunicado que pode se aplica [aplicar] ao exemplo do agricultor rural e o receptor que pode ser um lingüista [linguista] iniciarem um dialogo e o receptor compreender o que o comunicador esta [está] falando pode considerar que aquele dialogo esta [diálogoestá] correto, pois a julgar pelo grau de escolaridade do agricultor não podemos exigir um dialogo com a utilização da gramática normativa.
Em uma sociedade que sempre impõe o que é certo e o errado em relação a [à] gramática é bastante complicado de julgar sempre haverá pessoas que irão dizer ´´ isto esta errado, esta pessoas nem sabe falar direito``, mas o que poucos observam é a relação entre as gramáticas seja a internalizada ou a normativa temos que sempre buscar uma compreensão em ambos estudos da gramática para assim podermos supostamente julgar e adaptar nosso vocabulário.
Comentários do corretor
Você apresentou seu ponto de vista sobre o tema. Contudo, o mau uso dos sinais de pontuação e os períodos longos resultaram em um texto confuso e de difícil leitura. Além disso, faltaram exemplificações concretas que levassem seu texto a ir além do senso comum. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |