Errado não, mas sim inadequado. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 15/03/2012

Status:

Corrigida
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O Brasil possui um território extremamente extenso, com uma cultura que varia muito de região para região , e uma miscigenação de raças que não se encontra em nenhum outro país de mundo. Nossa lingua [língua] de origem, [sem vírgula] é o português, porém ele teve grande influência de outros povos que participaram da nossa colonização, formando assim diversos sotaques espalhados pelo país.

Na Bahia não se fala como no Rio grande do sul, no Rio de Janeiro não se fala como em Minas Gerais, e assim por diante. Como podemos dizer que existe uma forma correta de falar? Isso não seria um preconceito com a cultura de cada pessoa? A fala em [si] é um sistemas [sistema] de sons que permite o convívio e o entendimento em uma sociedade, se há entendimento não há erro.

Entretanto[vírgula]  na [a] parte escrita nossa lingua [língua] é padronizada, ou deveria ser, independente do estado em que vivemos, os livros ensinam o mesmo português, com as mesmas regras de ortografia e gramática[gramática]. Quando escrevemos um texto ele não tem sotaques, ele pode sim ter características da cultura de quem o escreve, mas nunca mudar palavras que estão gravadas nos dicionários.

Em cada profissão e em cada contexto que nos deparamos temos que ter consciência que a forma que falamos pode interferir na nossa vida, a[o] advogado não pode defender o seu cliente em um tribunal, dizendo "O home é inocente", certamente ele não seria levado a sério pelo juíz , um comerciante de frutas pode falar " leva duas laranja por uma" que não iremos desconfiar da sua competência para vender tal produto. Cada situação exige que nos comportemos de formas variadas, seja na maneira e vestir, de sentar, de se comportar, e principalmente de falar.

Se em todos os cantos do nosso gigantesco país tivesse acesso a[à] educação de qualidade, com livros de português e professores qualificados, as diferenças das formas de falar seriam muito menores, evitando mais um, [sem vírgula] de uma lista de preconceitos sem sentido que circula na nossa sociedade. Não existe o geito [jeito] "certo" ou "errado" de falar, mas sim, [sem vírgula] maneira mais adequada para cada situação.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que evidenciaram sua posição sobre o tema proposto. Contudo, para validar seu posicionamento é necessário ir além do senso comum através de uma linha argumentativa plausível que sustente sua posição. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) No mais, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido do seu texto. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente