Falar diferente não é errado. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 15/03/2012

Status:

Corrigida
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Para muitos, existe apenas uma língua, aquela que é ensinada nas escolas e explicadas [explicada]nas gramáticas. Qualquer modo de falar diferente desse é considerado"errado".Deste modo, surge o preconceito linguístico, em que se considera alguém ou um grupo inferior, mas, não pela sua classe social, mas sim, [sem vírgula]  pelo modo como elas falam.

Aqueles que discriminam os que falam de maneira diferente, não conhecem a história da colonização, não nos originamos de um único povo. Por isso, existe o que chamamos de variação linguística, quando alguém diz:"nóis compra","subir pra cima", essas pronúncias não estão necessariamente erradas, só não estão de acordo com a norma culta estabelecida.

Personagens de histórias em quadrinhos, são conhecidos por "falar mal" o português, taxados como caipiras [vírgula]  esses indivíduos são tratados como falantes inferiorizados.Essas ideias apenas promovem a ignorância das pessoas.A mídia também contribui para a disseminação desse tipo de preconceito, pregam que o "falar bem" é apenas para pessoas de etiqueta, os que fogem dessa regra são tratados como os "burros da gramática".

Portanto,para combater esse preconceito basta um pouco de informação.E não cultivar por nenhum meio sejam inocentes histórias em quadrinhos ou novelas a ideia de que quem fala diferente "fala errado".

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou a problemática imposta pelo tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível que melhor discutisse a questão e comprovasse sua posição. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer seu texto e dar força a sua argumentação. Sucesso! Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente