A adequação da linguagem ao meio - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 15/03/2012

Status:

Corrigida
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A Língua Portuguesa apresenta uma riqueza de dialetos e pronúncias, sendo dividida em linguagem culta, considerada como correta, utilizada em discursos [vírgula] e linguagem inculta ou informal , erroneamente taxada como incorreta, utilizada em conversas corriqueiras do nosso cotidiano.

Essa linguagem informal é comumente associada a [à] classe baixa já que é mais utilizada pela população desfavorecida na sociedade e com baixa escolaridade, entretanto classificar a linguagem informal como errada é um equívoco, ela é apenas uma variação linguística da norma culta ensinada em colégios e codificada em gramáticas escolares.

Estabelecido um padrão, que seja válido em todo o território nacional, as variações linguísticas dentre elas : gírias,sotaque e linguagem da internet, são vistas com preconceito e constantemente levam seus interlocutores a momentos de constrangimento na sociedade e até mesmo preconceito, é comum ouvirmos frases do tipo : " ele nem sabe falar o português correto".Quando sabemos que não existe linguagem certa ou errada, mas sim a utilização da linguagem correta no momento adequado.

Por exemplo, utilizar a linguagem formal em discursos, tribunais e redações e utilizar a linguagem informal no cotidiano.
Sendo assim, não é necessário utilizar a linguagem culta toda hora, apenas quando for necessário e utilizá-la de maneira consciente e correta, já que é nossa língua pátria, não foi elaborada para ser complexa, mas sim para ser estudada e utilizada de maneira coerente.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. No entanto, faltaram exemplificações concretas que levassem seu texto a ir além do senso comum e contribuíssem para a exploração das diversas possibilidades de ideias e questões que o tema favorece. Procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção. Além disso, cuidado com repetições, o trecho destacado no terceiro parágrafo evidencia este problema. Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente