Linguagem: A chave para o bom convívio. - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 14/03/2012

Status:

Corrigida
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Sendo a língua portuguesa uma das mais ricas de todas, as variedades dentro da própria, assim como tal, são gigantescas. Tanto na [a] ortografia formal, aquela que lemos em jornais e revistas, quanto a que usamos no dia a dia, tem grande importância, mas ambas as formas ortográficas acabam chocando-se em quesito aceitação.

A variedade de palavras adicionadas no dicionário do povo vem de diversos fatores, sendo eles: variação histórica, variação geográfica, variação estilística e variação social. Essas variações podem ser melhores vistas em palavras que, [sem vírgula] em diversas regiões acabam ganhando ou perdendo letras, a maior parte das vezes, vogais. Mas, não somente a região quem diversifica a linguagem! Algo que tem grande importância nessa alternância das palavras é o tempo.

Claramente, uma pessoa já passada dos 40 anos, irá falar diferente de um adolescente, já que ambos, embora vivam ainda no mesmo tempo, acabam ganhando culturas diferentes. No tempo do seu avô/avó não existia tecnologia e as gírias eram diferentes, a forma de comunicação também, sem as atuais abreviaturas que prejudicam bastante a língua portuguesa.

O preconceito linguístico, como foi denominado a falta de aceitação entre as diversas linguagens, pode, assim como qualquer outro preconceito, ser expelido. Não há porque repudiar [vírgula]aliás, erros acontecem e a escrita só melhora com o tempo, quando ganha-se técnica. Para os escritores desfavorecidos, buscar uma melhora é a chave, já que a escrita é a passagem para um futuro bem-sucedido. Aos melhores escritores, paciência.

Corrijam, aprendam, estudem, mantenham atenção e aprendam a enxergar melhor as mudanças da língua, educação é a base do bom convívio.

Comentários do corretor


Seu projeto está claro e bem escrito, além de ter feito colocações muito pertinentes em relação ao tema. No entanto, o que faltou foram exemplificações concretas que comprovassem sua tese. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) que enriqueçam sua produção. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente