Certo X Errado - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 14/03/2012

Status:

Corrigida
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Será que essa indagação sobre o uso correto da linguagem é plausível? Podemos considerar somente um padrão linguístico? Qual é o papel da escola nesse caso? São questões essas que devemos analisar se é possivel [possível] considerar apenas um padrão linguístico como digno de aceitação social.

Podemos destacar que a noção de “erro” se prende a fenômenos sociais e culturais que não estão incluídos no campo de interesses da linguística, ou seja, da ciência que estuda o uso da língua [língua], mas sim será preciso recorrer a uma outra ciência, necessariamente interdisciplinar.

Também se faz necessário enfatizar que no fundo o que existe não é um preconceito linguistico e sim um preconceito social, no qual atinge falantes inferiorizados por alguma razão. É mais fácil para as pessoas, viver de acordo com os valores éticos, morais e estéticos do que aceitar a variação da língua, uma vez que os usos variáveis estão associados à camada da sociedade menos prestigiada.

A escola deveria atentar para as principais mudanças que ocorreram no processo de ensino-aprendizagem nessas últimas décadas. Faz-se necessário considerar que o professor deve respeitar os aspectos culturais e linguísticos do aluno antes da escola, para assim desenvolver nele um sentimento de segurança e autoestima.

Deste modo ,no caso do professor [vírgula]  por exemplo: deve ser um profissional compromissado com a educação, além de estar consciente de que deve ser um canal que facilita o processo cognitivo do aluno em relação ao “bom uso” da língua [língua] , para isso deve está aberto às novidades da lingua.

 

Comentários do corretor


Você apresentou seu ponto de vista em torno da problemática do tema. No entanto, sua abordagem se configurou de forma superficial e limitada, uma vez que não você explorou  a questão do Preconceito Linguístico ao se prender a outras coisas não tão focadas aqui. Mobilize exemplificações plausíveis e concretas que evidenciem a problemática instaurada. Vá além do que já foi dito pela coletânea.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente