Preconceito Linguístico: O dilema do "Certo" e do "Errado" - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 14/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Existem vários tipos linguísticos de comunicação, cada região tem a sua linguagem que é única e não pode ser trocada por outra podendo ser certa ou errada, pois nessa região são encontrados vários tipos de pessoas de toda a parte do mundo misturadas assim se tornando um único povo, cada um com seu jeito de falar e trazendo cada vez mais palavras diferentes e jeitos de serem utilizadas [vírgula] independente se esta certa ou errada [independese estão certas ou erradas] [vírgula]  isso não importa.

Não podemos diferenciar as pessoas pelo jeito que falam, pois cada um tem seu jeito próprio de falar, algumas pessoas tem [têm] a oportunidade de estudar e assim ter um amplo conhecimento linguagem, como os jornalistas, os advogados, e muitas outras pessoas que a utilizam, e podemos ver também de outro lado as pessoas humildes que nem escolaridade tem [possuem], e falam de um jeito bem simples como aprenderam dês de [desde] pequenos com os seu familiares.

Mesmo que para algumas pessoas esses tipos de linguagens sejam errados não podemos julgar e nem os excluir da sociedade, se não fossem essas pessoas humildes de antigamente e essa mistura de linguagem nos não seríamos um povo diferente um pais único.

Comentários do corretor


Você apresentou seu ponto de vista sobre a problemática do tema. No entanto, seu projeto de texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que levasse seu texto a extrapolar o senso comum. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e mobilize exemplificações concretas que comprovem sua tese. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente