Existem vários tipos linguísticos de comunicação, cada região tem a sua linguagem que é única e não pode ser trocada por outra podendo ser certa ou errada, pois nessa região são encontrados vários tipos de pessoas de toda a parte do mundo misturadas assim se tornando um único povo, cada um com seu jeito de falar e trazendo cada vez mais palavras diferentes e jeitos de serem utilizadas [vírgula] independente se esta certa ou errada [independese estão certas ou erradas] [vírgula] isso não importa.
Não podemos diferenciar as pessoas pelo jeito que falam, pois cada um tem seu jeito próprio de falar, algumas pessoas tem [têm] a oportunidade de estudar e assim ter um amplo conhecimento linguagem, como os jornalistas, os advogados, e muitas outras pessoas que a utilizam, e podemos ver também de outro lado as pessoas humildes que nem escolaridade tem [possuem], e falam de um jeito bem simples como aprenderam dês de [desde] pequenos com os seu familiares.
Mesmo que para algumas pessoas esses tipos de linguagens sejam errados não podemos julgar e nem os excluir da sociedade, se não fossem essas pessoas humildes de antigamente e essa mistura de linguagem nos não seríamos um povo diferente um pais único.
Comentários do corretor
Você apresentou seu ponto de vista sobre a problemática do tema. No entanto, seu projeto de texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível que levasse seu texto a extrapolar o senso comum. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e mobilize exemplificações concretas que comprovem sua tese. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |