Por muitos anos, na maioria dos brasileiros, foi introduzido um conceito que diz que "falar bem" equivale a seguir normativamente uma das muitas variantes linguísticas existentes, a variante culta.
Mesmo considerando a importância da variante linguística culta para diversos fins, como por exemplo ambientes acadêmicos ou judiciários, não se pode dizer, em hipótese alguma, que um indivíduo "fala mal" a língua portuguesa porque na sua estrutura coloquial não está presente as normas ditadas pela gramática normativa.
O preconceito, não somente o linguístico, mas em todas as suas feições, é uma forma de assimilação a priori, originada do senso comum, sobre uma ideia, opinião ou juízo sem uma reflexão ou razão prévia. Portanto, essa imagem sem ponderação sobre a norma não culta deve ser extinguida e a linguagem coloquial retirada do alvo do preconceito.
A ideia da existência de uma língua superior às demais é ultrapassada e, com qualquer estudo sobre linguística pode ser consolidada, entretanto, a existência de uma sociedade superior ainda demanda de uma ausência de preconceito e uma perfeição social comparada à gramatical.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito. Contudo, amplie suas ideias e argumentos para ir além de uma abordagem superficial sobre o tema. Dessa forma, mobilize exemplificações concretas que comprovem suas ideias. Vá além do que já foi discutido pela coletânea
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |