Agentes na luta contra a discriminação do - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 14/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Por muitos anos, na maioria dos brasileiros, foi introduzido um conceito que diz que "falar bem" equivale a seguir normativamente uma das muitas variantes linguísticas existentes, a variante culta.

Mesmo considerando a importância da variante linguística culta para diversos fins, como por exemplo ambientes acadêmicos ou judiciários, não se pode dizer, em hipótese alguma, que um indivíduo "fala mal" a língua portuguesa porque na sua estrutura coloquial não está presente as normas ditadas pela gramática normativa.

O preconceito, não somente o linguístico, mas em todas as suas feições, é uma forma de assimilação a priori, originada do senso comum, sobre uma ideia, opinião ou juízo sem uma reflexão ou razão prévia. Portanto, essa imagem sem ponderação sobre a norma não culta deve ser extinguida e a linguagem coloquial retirada do alvo do preconceito.

A ideia da existência de uma língua superior às demais é ultrapassada e, com qualquer estudo sobre linguística pode ser consolidada, entretanto, a existência de uma sociedade superior ainda demanda de uma ausência de preconceito e uma perfeição social comparada à gramatical.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e bem escrito.  Contudo, amplie suas ideias e argumentos para ir além de uma abordagem superficial sobre o tema. Dessa forma, mobilize exemplificações concretas que comprovem suas ideias. Vá além do que já foi discutido pela coletânea


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente