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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 13/03/2012

Status:

Corrigida
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Os mestres insistem na linguagem culta; o corpo discente, por sua vez, abusa das diversas variantes linguísticas. Essa contenda, presente não apenas nas instituições de ensino, mas nos variados ambientes do País, sustenta a questão: afinal, existe um Português correto?

A partir da constatação do dinamismo – tanto léximo [léxico] quanto semântico – atribuído à linguagem, entende-se que há uma infinidade de codificações possíveis para a transmissão de um mesmo conteúdo. Assim, evidencia-se que não há, de forma alguma, uma maneira única de executar a comunicação – mas várias, que alternam de acordo com situação ou contexto. Um jornalista, por exemplo, visando ao êxito do diálogo, adequará sua mensagem às falas coloquiais ao entrevistar um jogador de futebol.

A validação do registro oral, [sem vírgula] ainda, [sem vírgula] se faz de demasiada importância por denunciar o preconceito linguístico e o domínio pela fala. Ao se dirigir a um magistrado, o jornalista empregará linguagem a mais culta possível, julgando ser essa a adequada à ocasião; entretanto, o jogador de futebol certamente não saberá aplicar tal formalidade. Observa-se, nesse momento, a exclusão causada pelo elitismo gramatical, responsável, também, pela dificuldade de acesso por parte das classes subalternas a elementos básicos, como: cidadania, democracia.

Tamanha disparidade nas falas do entrevistador revela o desequilíbrio linguístico regente no País. É fundamental, pois, que a população, independente de classe social, entenda que a língua ministra a identificação – e não a divisão – dos grupos.

Comentários do corretor


É notável sua posição crítica sobre o tema. Além disso, seu projeto de texto está claro e bem escrito. No entanto, você limitou sua argumentação a um mesmo exemplo, procure ampliar suas ideias. Para enriquecer seu projeto de texto é necessário realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente