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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 13/03/2012

Status:

Corrigida
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Uma maçã não deixa de ser uma maçã por ter um gosto diferente de outras da sua mesma espécie [vírgula] não é mesmo? Podemos começar nosso debate por aí, não que pessoas sejam comparadas com alimentos, mas a situação em que nos deparamos sim.
Uma pessoa não pode ser discriminada por ser de uma forma diferente ou falar de uma forma diferente, pois ela não deixa de ser um ser humano por isso. E assim como existe vários alimentos de variados sabores, também existe pessoas de diferentes maneiras. Se uma pessoa falar “os livro” ou “os livros” tanto faz, pois ela é entendida do mesmo jeito. Então porque [Então, por que] esse preconceito? Talvez porque existam pessoas que se acham melhores do que as outras. Mas isso esta [está] longe de ser verdade, pois ela é um ser humano como qualquer outro, mesmo falando de um jeito mais elegante ou mais culto.

Cada pessoa deve viver do jeito que ela acha correto, e se ela acha que o correto é o modo que ela fala, quem é que vai impedir ela de ser desse jeito? Essa discriminação não passa de uma forma que certas pessoas arrumaram para se sobressair sobre as outras. E se até hoje vimos nascer o preconceito contra o negro, contra o índio e contra as pessoas mais pobres, agora estamos vendo despertar o preconceito contra o falante, que é um tipo de preconceito sem nenhum fundamento.

Mas isso basta! Chega de preconceito, até porque em um mundo tão globalizado como o que vivemos hoje não há lugar para esse tipo de “besteira”, cada pessoa tem o direito de viver e de falar como ela quer. Pois o que entendemos é o que o vale, e é isso que importa. E assim como uma maçã não deixa de ser uma maça por ter um gosto diferente de outras da sua espécie, uma pessoa não deixa de ser uma pessoa por falar de uma maneira diferente das outras.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, mas sua argumentação está muito vinculada ao senso comum e não foi o suficiente para comprovar sua tese. Dessa forma, mobilize exemplificações concretas que sustentem suas afirmações. Além disso, amplie suas ideias e argumentos a fim de evitar repetições. A conclusão é um bom exemplo desta problemática, uma vez que apenas repete o que já foi dito anteriormente. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente