Muitos conservadores da língua acreditam na “forma padrão” do português. Ora justificam que é essencial entender nossa gramática, ora dizem que é uma maneira de enriquecer e valorizar nossa língua. No entanto [vírgula] as variadas formas e expressões do português são provenientes da miscigenação das línguas de nossos colonizadores, com nossos índios e até mesmo dos imigrantes de nossa terra.
Não é de hoje que conservadores e modernistas entram em contraponto com relação à nossa língua portuguesa. Falar o Português de variadas formas e maneiras, com sotaques e gírias, que diante da gramática são desconhecidas, para os brasileiros são hábitos mais que normais. A variedade lingüística [linguística] é [vírgula] sem dúvida [vírgula] uma das grandes marcas da cultura brasileira. O regionalismo é a prova viva que a linguagem coloquial prevalece em cada canto do País. Então porque [Então, por que] padronizar a língua, que como cultura é um patrimônio de todos?
Os conservadores da língua se preocupam tanto em serem politicamente corretos e se esquecem do essencial: A variedade lingüística é uma de nossas grandes riquezas, uma das formas de mostrar como a diversidade de nosso país é digna de aplausos. Assim como fala o autor modernista Fabrício Carpinejar em entrevista a revista língua portuguesa, “a linguagem de ser conservadora! Para conservar inclusive o coloquial”.
Portanto[vírgula] devemos lembrar, que Gaúchos, Nordestinos, Paulistanos, Cariocas, enfim todos sem exceção falam nosso português, mas todos devem ter o direito de manter sua cultura lingüística, valorizar sua origem e defender sempre a liberdade de se expressar da maneira que achar correta.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está clara e trouxe ideias que evidenciaram seu ponto de vista. No entanto, você poderia ter melhor explorado a questão do Preconceito Linguístico em si. Além disso, procure mobilizar exemplificações concretas que comprovem sua tese. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |