Linguagem e interação - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 13/03/2012

Status:

Corrigida
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O ser humano desde a pré-história já tentava encontrar formas para se comunicar e expressar o que sente através de pinturas, atitudes, gestos e entre outros meios. Se comunicar e [é] uma necessidade que buscamos de diversas formas expressar. Necessidade que nos leva aonde precisamos.

Não há a forma de comunicação certa ou errada. Tudo é expressão. As formas humanas de comunicação, como a fala, gestos, símbolos, existem para nos relacionar, e esses meios em especial a linguagem cumprem o papel de serem agente de interação pessoal.

O papel da linguagem como veículo de comunicação já e[é]  cumprido, por isso não podemos afirmar que exista jeito de falar certo ou errado, pois as variações lingüísticas fazem parte dos contextos históricos, da idade, da região, etnia e entre muitos fatores. A forma de expressão linguística compõe a identidade cultural das pessoas.

Claro que não entendemos todos os tipos de linguagens, como gírias populares e jargões específicos de profissões, contudo, podemos defender a ideia de padronizar a uma forma de escrita, como acontece em nossos vestibulares em que geralmente se pede a norma-culta da língua.

A linguagem assim como todas as ciências na aprendizagem é infinita, e sendo uma arte , não possui compromissos exatos e pré-estabelecidos. Tudo nela deve ser valorizado, pois com ela que nos interagimos e expressamos aquilo que precisamos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, amplie suas ideias e argumentos para ir além de uma abordagem superficial sobre o tema. Mobilize exemplificações concretas que comprovem suas ideias. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente