Da diversidade ao preconceito - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 13/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Dizem sempre que a língua alheia é a errada, mas pensando bem, qual é a certa?... A sua? A do guri la do sul? Ou quem sabe até mesmo a do "cumpade" la do norte. [norte?]

A verdade é plena, não existe uma linguagem oficial, nenhum povo fala somente o que esta [está] escrito no dicionário, mas existem sim povos que transmitem sua cultura através de seu linguajar como um processo natural. Até que outros veem [vêm] até você, te questiona e meio que te corrige chamando-o a atenção.

E como sempre os nordestinos são na maioria das vezes o "povo-alvo" e preferidamente na hora da discriminação, onde [em que] são frequentemente humilhados e/ou tragicamente espancados por grupos radicalistas, por causa de suas vestimentas e sua "oralidade" engraçada vamos dizer assim.

Devidamente por ser um pais de grande extensão o Brasil tem uma diversidade cultural enorme que varia de um Estado a outro, por isso devemos respeitarmos-nos ao máximo e ter sempre um bom senso perante as criticas de outras comunidades.

O Brasil é um país democrático; somos livres para nos expressarmos do jeito que bem entendermos; não se intimide perante a outras linguagens; dissemine sua cultura.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. No entanto, para comprovar suas afirmações é necessário desenvolver uma linha argumentativa plausível que sustente e valide sua posição. Amplie, dessa forma, seus argumentos e melhor retrate as questões que envolvem o tema. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente