Único padrão de fala: como assim? - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 12/03/2012

Status:

Corrigida
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Em seu poema “Pronominais”, Oswald de Andrade estabelece uma crítica com relação ao modo de falar de quem obedece às normas gramaticais - os esclarecidos- com aqueles que não as seguem – “o bom negro e o bom branco”. De fato, a variedade lingüística [linguística] existente no nosso país é imensa, porém muitas pessoas condenam outras, por estas “falarem de modo errôneo”. Assim, seria necessário seguir um único padrão lingüístico?

É bem verdade que essa realidade intrínseca do “certo” e do errado está presente em muitas regiões e, por assim ser, é criado um preconceito entre elas. Um bom exemplo disso: as Regiões brasileiras Sudeste e Nordeste. O “deboche” que muitos daqueles fazem destes, no tocante à fala, é indignante: chegam a humilhá-los e até excluí-los de empregos, por exemplo.

Além disso, devemos observar que não se existe um único modo de falar corretamente. As variações existentes são aceitas e não existe erro de fala. É assim que pondera Marcos Bagno, em sua publicação intitulada “Nada na Língua é por acaso”, que descreve: “Para as ciências da linguagem, não existe erro na língua”.

Um fato que veio à tona no ano de 2011 e que criou polêmica foi a acusação de o livro “Por uma vida melhor” ensinar regras de português erradas. Isso mostra o quanto a [à] língua é complexa e variável, já que, como anteriormente, não se está presente um único e determinado modo linguístico. A existência de várias culturas e sociedades é, sem dúvidas, fator preponderante para essas diferenças.

Assim sendo, é fundamental que as diferenças sejam aceitas e respeitadas por todos nós. Não devem ser, porém, concebidas como erradas. Isso é claro: embora Portugal tenha colonizado o Brasil e adotamos o idioma daquele, hoje percebemos a variância existente entre tais. Quer seja culturalmente, quer seja na linguagem. Portanto, assim deve ser: variações cabíveis e necessárias, entretanto sem ser determinado um “único padrão”.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes que evidenciaram sua posição acerca da problemática do tema. Além disso, seu projeto de texto está claro e bem escrito. No entanto, para chegar à excelência é necessário ir além das ideias propostas na coletânea e realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente