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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 11/03/2012

Status:

Corrigida
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No mundo em que vivemos 1. pode se considerar qualquer tipo de preconceito uma ignorância. Uma delas é sobre o padrão linguístico, que se difere entre as classes sociais superiores e as inferiores.

Embora vivamos em um mundo globalizado, o modo que a forma linguística é utilizada, [sem vírgula] é bem diferente entre as camadas sociais, regiões, sociedades. Isso ocorre pelo modo de vida das pessoas, convivência, educação etc. Mas tudo isso não justifica a não aceitação social.

A exclusão social, pelos tipos de variedade linguística, ocorre de maneira sutil. Os níveis de prestígios sociais, uma parcela dos membros de uma sociedade complexa, tem [têm] acesso a uma língua culta, mais formal. Já a outra parte da sociedade, a maioria, utiliza a forma coloquial, porém não existe “erro” ligado a ela, pois é um tipo de variação.

Um padrão linguístico não pode ser aceito como único, também, [sem vírgula] pelo fato das comunidades não utilizar [utilizarem] uma só maneira. Vale ressaltar, que as pessoas falam para serem ouvidas, serem respeitadas, influenciar outras. A linguagem independentemente da variedade linguística é utilizada para passar informação, para a comunicação.

Por esses motivos, devemos levar em consideração a cultura, a região, o tipo de sociedade etc. Levar em conta também que não pode existir discriminação, logo que existem diversas variações na língua, ou seja, não existe um só padrão linguístico.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que retrataram o tema, contudo faltou uma linha argumentativa plausível que retirasse seu texto do senso comum e validasse sua posição. Dessa forma, mobilize exemplificações concretas que comprovem suas afirmações. 1. Evite começar seu texto com chavões. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente