Riqueza linguística - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 11/03/2012

Status:

Corrigida
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Vivemos em um país com dimensões continentais, onde cada região possui as suas particularidades quanto à maneira de se comunicar. Mas, nem sempre essa pluralidade é respeita [respeitada] pelas demais pessoas.

O preconceito linguístico é um problema enfrentado por pessoas que pertencem a determinadas regiões, que injustamente são classificadas como inferiores. Dificilmente ouvimos pessoas nas redes de televisão com o chamado "sotaque nordestino", por exemplo, problema esse que não se restringe a indivíduos dessa região.

A finalidade primordial da fala é a comunicação, sendo assim não há uma maneira singular de se expressar. A linguagem deve ser adequada à situação e não devemos discriminar as outras pessoas simplesmente pelo modo de falar. Além disso, não se pode cobrar de um país com tantos analfabetos que utilize a linguagem culta.

Cabe a cada pessoa a conscientização, para que sejam mantidas as diversidades linguísticas de nosso país, pois cada língua tem a sua importância. Devemos respeitar os direitos das demais pessoas e dessa forma construir um Brasil mais justo e humano.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias, porém, seu projeto de texto não conseguiu estabelecer uma linha argumentativa plausível que levasse seu texto a ir além de uma abordagem simplista. Dessa forma, mobilize exemplificações concretas que comprovem sua posição e levem seu texto a ir além do senso comum.  Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente