A impossibilidade de unificar a língua falada - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 11/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É quase inadmissível um juiz, um advogado ou um palestrante, falar errado quando estão desempenhando suas funções, porém o erro é uma característica do ser humano, e com certeza irão cometê-lo, entretanto, com pouca frequência e quando cometerem serão erros leves, diante do julgamento popular. Já quando uma pessoa que estudou até a quarta série do ensino fundamental, fala algo errado, isso é comum e aceitável por todos, todavia, percebe-se que em um país em que as desigualdades sociais estão explícitas, os níveis de conhecimento da língua portuguesa, não fogem a regra, e acompanham os mais cultos e letrados.
Quem nunca disse ou observou uma pessoa dizer à outra; "vã bora", e a outra responde "perai", e qual pessoa nunca achou magnífico um alguém fazer um discurso claro e abrangente aos diversos níveis de compreendimento.

Quando assistimos a uma propaganda eleitoral obrigatória, e/ou um debate político, é claramente notável, o uso da linguagem erudita por deputados, senadores, etc., fato esse que complica a compreensão de grande parte dos espectadores. Já nos tão comentados sites de relacionamentos, a maioria dos usuários digita de forma completamente errada; (você: vc, quero: qero, não: ñ, tudo: td, e por aí vai.) Também nota-se com frequência, os erros de concordância, como “subir para cima, descer para baixo, goteira no teto” entre outros.

Nesse contexto, repara-se que a linguagem falada é usada de diferentes maneiras, de acordo com o que manda os grupos sociais. Assim, é perceptível a impossibilidade do estabelecimento de uma forma padrão da linguagem, pois é fácil imaginar, que não é possível um palestrante, um político, uma dona de casa e um internauta, falarem exatamente da mesma maneira.

E o que há de se fazer, é exigir das autoridades competentes, um ensino que qualifique as pessoas com pouco estudo, para que todos possam falar de maneira a não gerar um preconceito social generalizado.

Implantar programas de esclarecimento sobre o preconceito social linguístico na TV, substituindo programas que são considerados por muitos especialistas, [sem vírgula]  um “lixo cultural” pode ser um ótimo caminho, já que grandes partes dos cidadãos que são preconceituosos, não se dão conta do que estão fazendo, por achar isso comum e normal.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que retrataram o tema e seu projeto de texto está claro. Contudo, procure ampliar suas ideias e argumentos  a fim de evitar repetições. Sua produção se desenvolveu em torno da mesma questão. Além disso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospetivas históricas etc.) que enriqueçam seu texto. 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente