É certo legitimar um padrão? - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 11/03/2012

Status:

Corrigida
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O Brasil é um país de enormes extensões territoriais e de grandes disparidades econômicas. Devido a isso, há uma diversidade de padrões linguísticos em seu interior. O modo de falar de um gaúcho, por exemplo, é completamente diferente do de um pernambucano. Também o de um indivíduo escolarizado se difere de um que não teve a oportunidade de estudar. Apesar das diferenças, a comunicação é estabelecida em todos esses casos, portanto, a linguagem cumpre a sua função primária.

Todo código linguístico serve para atender as necessidades de comunicação das pessoas. Com o intuito de padronizar a comunicação, foram criadas as regras gramáticas [gramaticais]. Essas regras são elaboradas pelos linguistas, que ditam o que é considerado certo ou errado. No entanto, é complexo estabelecer parâmetros para julgar o que é digno de aceitação social em se tratando da linguagem.

Quando se legitima um padrão linguístico como correto, automaticamente, todos os outros passam a ser errados. Isso cria um precedente para haver o preconceito linguístico. Sendo assim, pessoas que não se expressam de acordo com a norma padrão, são discriminadas pelos demais, sendo consideradas incultas. Isso é errado, pois o código foi elaborado para simplificar a comunicação e a socialização, não para ser usado como meio de exclusão social.

Portanto, objetivando abolir o preconceito linguístico, é imprescindível que os indivíduos tenham em mente que há várias formas de se expressar e que, muitas vezes, a gramática normativa não é a melhor opção. A escolha da linguagem adotada deve considerar o contexto para se adequar a ele.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto está claro e bem escrito, e fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, para chegar à excelência, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente