O Brasil é um país de enormes extensões territoriais e de grandes disparidades econômicas. Devido a isso, há uma diversidade de padrões linguísticos em seu interior. O modo de falar de um gaúcho, por exemplo, é completamente diferente do de um pernambucano. Também o de um indivíduo escolarizado se difere de um que não teve a oportunidade de estudar. Apesar das diferenças, a comunicação é estabelecida em todos esses casos, portanto, a linguagem cumpre a sua função primária.
Todo código linguístico serve para atender as necessidades de comunicação das pessoas. Com o intuito de padronizar a comunicação, foram criadas as regras gramáticas [gramaticais]. Essas regras são elaboradas pelos linguistas, que ditam o que é considerado certo ou errado. No entanto, é complexo estabelecer parâmetros para julgar o que é digno de aceitação social em se tratando da linguagem.
Quando se legitima um padrão linguístico como correto, automaticamente, todos os outros passam a ser errados. Isso cria um precedente para haver o preconceito linguístico. Sendo assim, pessoas que não se expressam de acordo com a norma padrão, são discriminadas pelos demais, sendo consideradas incultas. Isso é errado, pois o código foi elaborado para simplificar a comunicação e a socialização, não para ser usado como meio de exclusão social.
Portanto, objetivando abolir o preconceito linguístico, é imprescindível que os indivíduos tenham em mente que há várias formas de se expressar e que, muitas vezes, a gramática normativa não é a melhor opção. A escolha da linguagem adotada deve considerar o contexto para se adequar a ele.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito, e fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, para chegar à excelência, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |