O ser humano é uma espécie de animal que se diferencia dos outros por sua capacidade de produzir e viver em meio à cultura, a linguagem e a símbolos. Atualmente se divide a humanidade em populações. Populações essas, [sem vírgula] que apresentam um idioma característico e que as diferenciam. No entanto, dentro de uma mesma população há um embate, pois a migração por diversos espaços de um mesmo território fez surgir uma linguagem mais regional que caracteriza cada região, embora pronunciada no mesmo idioma. Tal causa polêmica, pois atualmente se divide a escrita e a linguagem em “formal” e a “coloquial” e nesse contexto muitos consideram a linguagem regional errada. No entanto [vírgula] até que ponto pode-se dizer que uma linguagem ou pronuncia [pronúncia] é errada ou certa?
No ano de 2011 um acontecimento causou polêmica. Um livro didático se referia ao embate de qual é maneira certa de se pronunciar a fala e chegou a afirmar que a linguagem coloquial não é errada nos momentos apropriados, ou seja, em que não se é exigido um uso culto da comunicação. Um exemplo é ao falar com a família, ou ao estar se divertindo.
Já no contexto da educação brasileira, o espaço escolar não pode interferir na cultura, ou seja, linguagem de um estudante. Esse pode apenas o orientar sobre qual é a maneira considerada mais correta de se comunicar atualmente e em qual ocasião deve-se usar a mesma. Pois pela constituição, a escola deve respeitar a cultura de todos os seus estudantes.
Um problema que vem ganhando ampla repercussão no Brasil é o bullying. Sigla criada nos EUA (Estados Unidos da América) e que se refere à humilhação que crianças sofrem na escola e uma das causas é por causa da pronuncia da linguagem regional de cada uma, ou seja, a forma de se comunicar.
Enfim, a forma coloquial da linguagem deve ser usada nos momentos em que não se exija o uso culto da comunicação. E sempre tem que se manter o respeito pela mesma, pois ela é a forma de expressão de um determinado povo.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em prol da sua opinião sobre o tema. No entanto, você poderia ter melhor explorado a questão do Preconceito Linguístico e ter mobilizado exemplificações concretas que comprovassem seu ponto de vista. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |