O modo que nos comunicamos nos caracteriza. Ao observá-lo, tendemos a identificar facilmente pessoas de diferentes regiões e contextos sociais. Portanto, existe, de fato, o que pode ser chamado de pré-conceito linguístico. Ele está presente como um espectro sobre a sociedade e a aceitação de uma “linguagem popular” não o fará desaparecer. Pelo contrário, reforçará ainda mais a ideia de que determinada parcela de pessoas fala de maneira diferente, separando-a da restante, e assim devemos aceitá-la como é, sem tentar mudá-la ou enquadrá-la.
No entanto, ao contrário do que parecem querer dizer os linguistas, os defensores do bom português não se preocupam em exclusivamente acusá-las de “incapazes”. Esta seria uma denominação injusta, já que a maioria dos que falam incorretamente o faz por não possuir, muitas vezes, a mínima noção de como seria a maneira correta. Por outro lado, para aqueles que receberam durante toda a vida uma educação ao menos razoável, não existe razão – exceto se a preguiça for considerada uma delas – para não falar da forma certa. Não é necessário manter um discurso coloquial em uma conversa entre amigos, porém adicionar um “s” (em alguns casos, o mínimo necessário para um termo ficar no plural e concordar com seu antecedente!) não desperdiçará tempo, nem forças.
Ao contrário do que se costuma pregar, a língua portuguesa é simples quando nos acostumamos a ela. Inconcebível é acreditar que seria possível viver em uma sociedade em que todos falassem como querem. É necessário haver um padrão, uma base de apoio. Caso contrário, o caos estaria instalado e ninguém se entenderia. É completamente aceitável adicionar características culturais à fala, já que gírias e expressões, por exemplo, fazem parte da cultura de um povo. Mas a língua, esta sim, por si só, já é o suficiente para caracterizar um país e seus habitantes, e a fantasia de alterá-la em razão de uma minoria não deveria nem mesmo ser cogitada.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e muito bem escrito, além disso você apresentou ideias que evidenciaram sua posição sobre o tema. No entanto, realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para se inteirar dos pressupostos e ideias que foram discutidas sobre a questão instaurada, seu texto não demonstra uma leitura da coletânea, uma vez que suas ideias aderem a um pressuposto totalmente combatido na proposta. No mais, é necessário desenvolver uma linha argumentativa plausível que defenda sua ideia e comprove sua posição. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |