Existe o certo e o errado na liguagem [linguagem] ?Qual seria a maneira propriamente dita [correta] para se falar?O que seria o preconceito linguístico?São questões muito discutidas para saber qual a maneira certa para de falar [ para falar] .
A língua e [é] formada por diversas culturas e meio de vida deferentes [diferentes] ,sendo assim cada lugar irá ter seus modos,gírias e expressões diversificados,então não é definido o que é certo e errado na linguagem.Não tem como comparar um caipira com um jornalista e falar que a sua língua e a forma errada,pois são meios socias [sociais] deferentes e culturas,assim cada um terá a sua maneira correta de falar,seria o mesmo que falar para um adolêscente [adolescente] que está em uma rodada de pizza e dizer que "pô meu,égua"é modo errado de falar,a língua varia de acordo com o grupo social.
A linguagem tem um preconceito social,uma pessoa que é dita por falar errado irá sofrer descriminações [discriminações] e será ridicularizada.Mas o conceito de falar certo são questões próprias,como re gras [regras] de etiqueta e comportamento social,aqueles que são ditos por falar errdos [errado] seguem suas próprias regras e não definem o que [é] o certo.
A sociedade ainda e muito preconceituosa, é preciso acabar com a descriminação, pois uma pessoa não precisa ir ao supermercado e falar como se tivesse em uma conferência.O preconceito linguístico deve acabar,pois o mundo é formado por grupos socias e éticos deferentes e com a sua formação a língua.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em prol do seu ponto de vista. No entanto, amplie suas ideias e argumentos para evitar repetições e melhor explorar as questões que envolvem o tema. Além disso, atente-se à ortografia.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |