Padronização linguística - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 10/03/2012

Status:

Corrigida
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Preconceito linguístico. Displicência social. Ignorância da sociedade. É inadmissível considerar apenas um padrão de linguagem como digno de aceitação social. Tal padronização não considera os fatores interferentes na escolha lexical, além de promover uma forma de preconceito social.

Essa padronização da linguagem não reflete os aspectos que interferem na escolha lexical. Uma vez que inexiste um padrão correto de linguagem. O vocabulário está diretamente ligado ao contexto em que está inserido. Fatores como o regional, social, etário e profissional, [sem vírgula] interferem na escolha das palavras. É essencial determinar a situação, formal ou informal, do diálogo. Portanto, não há uma norma de linguagem, visto que o léxico, adequado ou inadequado, depende do contexto.

O preconceito linguístico é uma forma de preconceito social. Tal prática, assim como as outras formas de preconceitos, pode gerar conseqüências [consequências] irremediáveis para a vítima. Já que o praticante visa inferiorizar determinados falantes. Seja por sua origem geográfica, escolaridade ou variados aspectos. Logo, o preconceito linguístico é um crime social com proporções exorbitantes.
Por conseguinte, é inaceitável a padronização lexical. Essa medida além de não considerar determinados fatores interferentes, promove uma forma de preconceito social. Esse problema só será erradicado através da conscientização popular, a qual objetiva extinguir esse conceito de que a linguagem informal é errada. Porque tal linguagem é apenas inadequada para determinados contextos, que exigem um vocabulário formalizado.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno do tema, mas não aprofundou a discussão. Mobilize exemplificações concretas que comprovem suas afirmações. Vá além de uma abordagem superficial para melhor explorar as questões que envolvem o recorte temático. Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente