Preconceito de uma geração - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 10/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os padrões linguísticos de hoje em dia vão de acordo de pessoa para pessoa, cada um fala do modo que deseja, ou, que se foi ensinado. Por que as pessoas tem [têm] preconceito quanto a isso?

O preconceito da lingua [língua] vem pelo fato de o certo ser falar adequadamente, muitas pessoas não tem esse abto [hábito] por que [porque] não tiveram instrução educacional, ou muitas vezes por que vieram de uma cultura que se fala dessa forma. Agora, se uma pessoa for fazer uma prova, atividade, ou até mesmo falar em um seminário, é óbvio que ela precisa falar bem, saber se expressar conforme as leis da lingua nativa. Podemos supor também, que a culpa disso tudo seria da educação, no nosso caso, Brasil, o pouco investimento na educação gera tais tipos de cidadãos, consequentemente gerando mais preconceito.

Por isso devemos nos contentar com a cultura ou modo de falar do outro, é claro, que daqui á[] alguns anos possa a vir mudar toda a estrutura linguística do mundo, como dizia drummond [Drummond] ''Cada geração de computadores desmoraliza as antecedentes e seus criadores.'', nada é pra sempre, tudo se transforma e se renova a cada década, e com isso o preconceito pode ser extinto junto ao novo.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias, mas faltaram argumentos que sustentassem sua posição. Vá além de uma abordagem superficial e procure melhor explorar e evidenciar as questões que envolvem o tema. Vá além do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente