Preconceito linguístico: Até quando? - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 09/03/2012

Status:

Corrigida
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O preconceito linguístico é um preconceito social em que pessoas ''zombam'' de outras por possuírem palavreado diferente. Mas [vírgula] por que atitudes como essas ainda acontecem em pleno século XXI? Existe punição para esse tipo de discriminação?

O preconceito linguístico está ligado à vida cotidiana mais do que nós imaginamos. Uma simples brincadeira como imitar o ''jeito'' de falar do outro pode causar séries danos para o afetado. Atualmente, o preconceito linguístico está mais relacionado com o sotaque das pessoas que habitam regiões diferente [diferentes]. Um exemplo disso são os nordestinos que por falarem palavras como ''oxente'', ''dez real'' são discriminados de forma impetuosa.

Apesar de existir um projeto de lei que pune as pessoas que cometem qualquer tipo de preconceito, os ''preconceituosos'' muitas vezes saí [saem] impune [impunes] ou recebe [recebem] punição mínima em relação ao trauma sofrido pelas vítimas.

Portanto, duas medidas cabíveis que resolveriam o problema do preconceito linguístico, assim como outros, e resolveria o sonho de milhares de pessoas que é um mundo mais justo e igualitário, seriam: punições maiores e maior divulgação da mídia sobre o termo ''isonomia'' que significa igualdade de todos perante a lei.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível que  sustentassem suas ideias. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer sua produção e retirar seu texto do senso comum. 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente