A Língua de cada um - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 09/03/2012

Status:

Corrigida
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Em contato com pessoas na escola, na rua, no trabalho, percebemos que nem todos falamos iguais. Isso ocorre por vários motivos: porque a pessoa vem de outra região; por respeito aqueles que detêm poder; por possuir maior ou menor grau de escolaridade ou por haver intimidade entre os interlocutores.

A Língua não é apenas um instrumento de comunicação. Assim como a música, a dança, ela também é uma manifestação da cultura local, por isso não podemos criticar as pessoas que não seguem totalmente a norma padrão da língua portuguesa.
Sendo influenciada pela ocasião, se estamos perante um juiz ou conversando com um colega de classe, por exemplo, a fala modifica-se e se adapta às conversações estabelecidas. É necessário o aprendizado correto da língua, mas o uso é definido pelas circunstâncias que exigem maior formalidade.

Diariamente, nos deparamos com indivíduos de variadas culturas, opiniões e classes sociais, por isso devemos respeitar as diferenças, sejam fenotípicas ou mesmo linguísticas. Dialogando com um morador da zona rural não podemos criticar o seu sotaque ou os seus “erros” de português, as palavras ditas por ele são válidas e têm valor na comunidade em que são usadas.
Todas as variedades linguísticas são adequadas à realidade onde surgiram. Não podemos discriminar as pessoas pelas diferenças, mas devemos aprender a respeitar o nosso próximo [vírgula] nos tornando pessoas mais fraternas, fortalecendo a esperança de vivermos em um mundo melhor.

Comentários do corretor


Seu projeto de está claro e bem escrito, e fez colocações pertinentes em torno do tema. No entanto, vá além de uma abordagem superficial e aprofunde sua discussão. Realize também um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de enriquecer sua produção. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente